Declare o seu Plano de Previdência no IRPF 2022



A declaração do Imposto de Renda Ano Calendário 2021 - Exercício 2022 - começou e o prazo para o envio vai até 29 de abril. A Receita Federal liberou no dia 7 de março, o programa do Imposto de Renda.

As contribuições que você realizou para os Planos PPC e FIPECqPREV podem ser deduzidas na Declaração Completa do Imposto de Renda, até o limite de 12% do total dos seus rendimentos tributáveis no ano. Elas devem ser lançadas no item “Pagamentos e Doações Efetuadas”, no código de “Contribuições à Entidade de Previdência Privada”.

Saiba como acessar o Portal e ter acesso aos documentos para declarar seu Imposto de Renda Ano Calendário 2021 – Exercício 2022:

  • Participantes Ativos do Plano de Previdência Complementar (PPC): as informações das contribuições que você realizou para o Plano estão no Informe de Rendimentos disponibilizado pela Patrocinadora.
  • Participantes Assistidos dos Planos PPC e FIPECqPREV (aposentados e pensionistas): o Informe de Rendimentos está disponível, no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Informe de Rendimentos”. O documento foi enviado, via Correios, para o endereço cadastrado.
  • Participantes Ativos do Plano FIPECqPREV que pagam por desconto em folha: as informações das contribuições que você realizou para o Plano estão no Informe de Rendimentos disponibilizado pela Patrocinadora ou sua empregadora.
  • Participantes Ativos do Plano FIPECqPREV que pagam por débito, boleto e depósito identificado: o Informe das contribuições que você realizou para o Plano está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Declaração de Contribuição”.
  •  Participantes que realizaram Resgates de Recursos nos Planos PPC e FIPECqPREV em 2021: o Informe de Rendimentos está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Informe de Rendimentos”. O documento foi enviado, via Correios, para o endereço cadastrado.
  •  Participantes e Assistidos com Empréstimos junto ao PPC e FIPECqPREV (mutuários):  a Declaração de Dívidas e Ônus Reais está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Declaração de Dívidas e Ônus Reais”.

Atenção, aposentados e pensionistas!

Quem resgatou ou recebeu o benefício em 2021 deverá informar o valor recebido como Rendimento Tributável.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800 7292094


Publicado em: 23 de Março de 2022
Voltar