Imposto de Renda - Exercício 2023



O prazo para fazer sua declaração de Imposto de Renda referente ao Ano Calendário 2022 - Exercício 2023 começa no dia 15/3 e termina em 31/5, de acordo com a divulgação da Receita Federal.

As contribuições feitas para os Planos PPC, FIPECqPREV e FIPECq Entes Federativos (FEF) podem ser deduzidas na Declaração Completa do Imposto de Renda, até o limite de 12% do total dos seus rendimentos tributáveis no ano. Elas devem ser lançadas dentro do item “Pagamentos e Doações Efetuadas”, sob o código “Contribuições à Entidade de Previdência Privada”.

Veja as orientações abaixo e saiba como acessar o documento para declarar seu Imposto de Renda:

 

  • Participantes Ativos do Plano de Previdência Complementar (PPC): as informações das contribuições realizadas estão no Informe de Rendimentos disponibilizado pela Patrocinadora.

 

  • Participantes Assistidos dos Planos PPC e FIPECqPREV (Aposentados e Pensionistas): o Informe de Rendimentos está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita e clique em “Informe de Rendimentos”. O documento também é enviado, via Correios, para o endereço cadastrado.

 

  • Participantes Ativos do Plano FIPECqPREV que pagam por meio de desconto em folha: as informações das contribuições realizadas estão no Informe de Rendimentos disponibilizado pela Patrocinadora ou por sua empregadora.

 

  • Participantes Ativos do Plano FIPECqPREV que pagam por débito, boleto ou depósito identificado: o informe das contribuições realizadas está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Declaração de Contribuição”.

 

  • Participantes que realizaram Resgates de Recursos nos Planos PPC e FIPECqPREV em 2022: o Informe de Rendimentos está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Informe de Rendimentos”. O documento também é enviado, via Correios, para o endereço cadastrado.

 

  • Participantes e Assistidos com empréstimos relativos ao PPC e FIPECqPREV (mutuários):  a Declaração de Dívidas e Ônus Reais está disponível no site da FIPECq Previdência. Acesse a área restrita, botão “Declaração de Dívidas e Ônus Reais”.

 

  •  Participantes Ativos do Plano FIPECq Entes Federativos: as informações das contribuições realizadas estão no Informe de Rendimentos disponibilizado pela Patrocinadora (Município).

 

 Atenção, Aposentados e Pensionistas!

Quem resgatou ou recebeu o benefício em 2022 deverá declarar o valor como Rendimento Tributável.

Dúvias? Entre em contato com a nossa Central de Relacionamento: 0800-7292094


Publicado em: 28 de Fevereiro de 2023
Voltar