Novembro Azul: FIPECq engajada na campanha de combate ao câncer de próstata



Neste mês é celebrado o Novembro Azul, campanha mundial de combate e prevenção do câncer de próstata. A FIPECq segue engajada na causa para conscientizar todos os seus participantes e assistidos sobre os cuidados contra esse que é o câncer que mais mata homens no Brasil.

Ele é o tipo mais comum entre o público masculino e é a causa de 29,2% das mortes entre os acometidos por tumores malignos. Graças a ele, um homem morre a cada 38 minutos no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga, e, com as vesículas seminais, possui a função de produzir o esperma. Pesa cerca de 20 g e se assemelha a uma castanha, mas o câncer nessa região é traiçoeiro.

Isso porque, em sua fase inicial, não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a surgir, porém, os tumores, em 95% dos casos, já estão em fase avançada, o que torna a cura mais complicada. Os sintomas são dor óssea, desconforto ao urinar, vontade de ir ao banheiro com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

PREVENÇÃO

Nesse sentido, a forma mais segura de se garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A partir dos 45 anos, em caso de homens com fatores de risco, e dos 50, para aqueles sem esses fatores, é essencial a realização de exames para se detectar a doença. Deve-se ir ao urologista e fazer o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Para se mensurar a importância desses exames, aproximadamente 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados precocemente pelo exame de toque, o que lhes confere altos índices de cura. Em caso de suspeita, outros exames poderão ser solicitados para se confirmar a presença da doença, como biópsias, por exemplo.

O hábito de uma rotina saudável também é um fator de prevenção, não só do câncer de próstata, como de outros tipos de câncer e de outras enfermidades. Por isso, pratique exercícios, mantenha uma alimentação variada e equilibrada, cuide da sua saúde mental e realize check-ups periódicos.

Em todos os momentos, conte sempre com a FIPECq e viva uma vida plena e saudável!


Publicado em: 17 de Novembro de 2021
Voltar