FIPECq Previdência e FIPECq Vida entregam placa comemorativa ao INPE por feito inédito



Em cerimônia realizada pela internet, a FIPECq Previdência e a FIPECq Vida entregaram uma placa comemorativa ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) por um feito inédito: o lançamento do Amazônia 1, primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

O Diretor Presidente da FIPECq Previdência, Claudio Munhoz, e o Presidente da FIPECq Vida, Antonio Rito, fizeram a homenagem ao Instituto, que é um dos patrocinadores da entidade de previdência e um dos instituidores da caixa de assistência social FIPECq Vida. O evento contou, ainda, com a presença dos Diretores da FIPECq Previdência, Leonardo Altoé e Claudinei Perez, e de Conselheiros de ambas as instituições, Carlos Roberto Marton Silva, Ciro Nandes e Sarita Loureiro, entre outros.

O presidente do INPE, Clezio Marcos de Nardin, recebeu das mãos do conselheiro da FIPECq Previdência Carlos Marton a placa enviada pelas entidades.

Claudio Munhoz e Antônio Rito, em breve discurso, enalteceram a conquista do INPE para o Brasil, que passou a fazer parte de um seleto grupo de 20 países que possuem tecnologia para construir, gerenciar e operacionalizar satélites. Lembraram também a missão do Amazônia 1, que permitirá o desenvolvimento e aprimoramento de políticas relacionadas ao meio ambiente e agricultura.

Lançado em 28 de fevereiro, na Índia, o satélite, que deverá estar totalmente operacional em 2 meses, já está transmitindo as primeiras imagens. A conquista é compartilhada por toda a equipe de profissionais do INPE e representa um marco para a indústria aeroespacial brasileira.

O Diretor do INPE agradeceu a homenagem e se mostrou entusiasmado com os desafios de construir novos satélites, agora de pequeno porte, e com o desenvolvimento do programa aeroespacial de lançamento de foguetes para a colocação de satélites na órbita da Terra.


Publicado em: 17 de Março de 2021
Voltar